"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caridade

Comentando algo sobre:
Andei refletindo muito sobre o conceito de caridade e cheguei a uma conclusão básica, das tantas a que poderia ter chegado, pois o conceito é muito amplo: “Quando entendermos que a prática da caridade sem esperar coisa alguma em troca (mesmo que sejam uns escassos afagos no ego) nos beneficia ainda mais, aí então teremos elevado nosso espírito a um grau maior de percepção das multidimensões. As dimensões que nos rodeiam o tempo todo, em qualquer lugar”.
Quando pensamos em caridade, logo vem à mente o auxílio material, o suprimento das necessidades quer em forma de alimentos, agasalhos ou dinheiro; quando pensamos em caridade, achamos que a mão deverá ser estendida, e sobre ela, algum tipo de oferta.
Sem querer aprofundar e sem ter a pretensão para tal, penso que caridade também deva envolver aquele perdão que não damos. Esquecemos que somos, sem exceções, seres imperfeitos, capazes de cometer todo o tipo de crueldade contra nós mesmos. Neste ponto a caridade se complica, pois não somos suficientemente indulgentes para com as nossas imperfeições. Sempre será mais fácil culpar o outro, até porque se eu não o ver, não terei que pedir perdão. E mesmo que o veja, ainda assim poderei ignorá-lo, sem saber que o pior pedido de perdão será aquele que eu precisarei pedir a mim mesmo.
Somos o que somos, sem dúvidas, porém com a infinita capacidade de fazer o nosso destino a cada momento, a cada nova situação, a cada novo desafio, sabendo o exato momento de perdoar ou de perdoar-se, de ofertar um só sorriso, ao menos, ou de permitir que palavras confortantes cheguem ao necessitado de esperanças ou ao fugitivo da solidão.
Uma vez tendo plena ou alguma consciência das realidades paralelas que se apresentam e percebendo esses momentos como oportunidades, de que forma poderei ajudar alguém?
Simples, da maneira que julgar mais verdadeira e natural, sem a menor pressão do “querer fazer”.
A melhor caridade é aquela feita muito antes de ser pedida, pois assim isenta-se de ser esmola. E por falar em esmolas, você já precisou pedir alguma vez? Perceba que não estou falando das moedas que os outros carregam em seus bolsos, mas sim daquela mão que muitos gostariam de ver estendida. Esmolas não garantem a sobrevivência, apenas resolvem uma carência do momento, nada mais. É neste ponto que a esmola se diferencia da caridade. Quando aquilo que lhe parecer esmola for dada com o coração, então não terá faltado atitude caridosa. Muitas vezes a caridade precisa ser orientada com discernimento para não ser uma atitude irresponsável.
Secar uma lágrima de choro é gesto de caridade e um “bom dia” também poderá ter essa intenção. Então não os poupe, mas também não exagere. Percebeu a ideia do equilíbrio? Uma cara “amarrada” é, antes de qualquer coisa, um ato de desprezo com você mesmo.

Responsabilidade social:
Desde o início percebi a necessidade de auxiliar algumas pessoas que não poderiam pagar pela ajuda que uma terapia pode proporcionar. Gostaria de deixar claro que diferentemente das pessoas que trabalham a espiritualidade, quer em centros espíritas onde os atendimentos não são cobrados, quer em algum outro local ligado a alguma religião, nas Terapias Holísticas ou mesmo na PR, não há aprendizagem sem custos, o que torna o princípio “oferta gratuitamente o que de graça recebeste”, um tanto sem efeito, infelizmente.
Trabalhamos com técnicas aprendidas em cursos que não são os de graduação – que isto também fique claro, embora sejam quase todos eles cursos intensos e inadequados para quem não costuma crer naquelas questões que a vida teima em tornar visível, através das muitas desarmonias, físicas ou não, que a ciência não consegue explicar. Se ela insistir nesse ceticismo, jamais entenderá e tampouco será capaz de ajudar.
Acesse o blog, lá você terá maiores detalhes sobre os atendimentos gratuitos e os de baixo custo. Afinal, você quer mágica ou evolução?