"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Suportando pressões

Fortes é o que precisamos ser diante das adversidades da vida. Buscar aquela presença de espírito na hora de agir sob determinada pressão é imperativo. Conquistaremos, passo a passo, estes pequenos sucessos ao superarmos os desafios e problemas que se apresentam na nossa vida e que, não raro, parecem ser cada vez maiores.
Muitas vezes pensamos ter apenas passado por algo, mas na verdade houve ali uma grande superação, e isto precisa ser celebrado. Agradecer por cada conquista, por cada enfrentamento parece coisa boba, mas neste gesto abstrato reside um dos mais sólidos pilares do crescimento pessoal, a gratidão. Agradecer não somente aquilo nos foi presenteado, de alguma maneira, mas também tudo aquilo que superamos ou conquistamos.
Atitudes assim nos impulsionam para seguir em frente, dando-nos segurança para enfrentar aqueles momentos em que tudo o que fazemos parece não dar certo. Esta é a hora de suportar as pressões e seguir em frente. Pressões na escola, em casa, no trabalho, no relacionamento, enfim, pressões.
Você deve estar dizendo (ou pensando): “Ah, falar é muito fácil...” e eu digo que você está certo. Sem dúvida, tudo parece perfeitamente possível quando se desenha ou se escreve. É um mundo à parte, onde é possível passar a borracha ou usar as teclas del ou back space. Voltar apagando, para só então refazer. Que maravilha. Mas não é assim que caminha a humanidade. Nossos erros custam caro, e por vezes são irreversíveis, irreparáveis, fatais. E não só nesta hora, mas em todos os outros momentos que farão parte desta minha existência, penso que mesmo sendo difícil e distante de toda e qualquer teoria, preciso suportar e enfrentar. Não me resta outra alternativa, a menos que eu me entregue à derrota que reside dentro de mim. Dizia o velho xamã ao pequeno índio aprendiz: “Dentro de nós existem dois lobos. Um muito ruim, feroz. O outro é bom e corajoso. Os dois estão sempre em constante enfrentamento de forças...”
Curioso, o atento indiozinho perguntou qual dos dois lobos venceria a luta, ao que o sábio e já velho guerreiro de todas as terras, mestre da natureza, respondeu: “Aquele que nós alimentarmos.”
Ser forte será sempre nossa melhor escolha, lembrando que o nosso pior inimigo está dentro de nós. Foi um privilégio estar aqui mais uma vez.