"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Silenciar é preciso

De tudo aquilo que acredito saber, penso que somente duas coisas podem derrubar e derrotar o ser humano: uma fraqueza, menor do que ele, dentro dele (como o medo, a dúvida, a inveja, a raiva, a intolerância, o hobby de colecionar mágoas, etc.). A outra é uma força maior do que ele, fora dele, portanto. Como não existe fraqueza menor do que ele, que não seja ele próprio, e como não há uma força maior que ele, fora dele, que não seja a força de quem o criou, então, em teoria, o ser humano não poderia ser vencido gratuitamente durante seu ciclo normal de vida. Não é o que acontece. Somos nossos maiores inimigos. Somos nossos piores pesadelos. Somos, em rápida análise, os criadores da realidade que nos permeia.
Alguém disse assim: Pensar ser forte foi um erro meu – apoiar-me em minhas próprias forças, desejei eu, embaçado em elogios, aplausos, qualidades, ilusões de quem é adulto, mas ainda não cresceu; se eu me visse como pó que sou, fácil seria. Deus juntaria sua saliva a meu pó e eu me tornaria concreto, e o milagre então se realizaria e muitos certamente o veriam através de mim. Mas penso ser rocha; e ao fim sou apenas tropeço.
Existe dentro de você um elemento, que pode, também, ser chamado de princípio, e que faz brotar espontaneamente a capacidade para que todo o conhecimento necessário chegue até você, no tempo certo, e que lhe proporcione uma existência plena de harmonia. Esse elemento é a origem da sua vida, saúde, inteligência e de seu amor, e você o manifesta na proporção que adquire consciência dessas qualidades.
Se você quiser, será preciso mudar. Quando a vontade é verdadeira, ela se realiza, mesmo que você tenha que esperar por uma vida inteira. Ah, esqueci... você tem muita pressa. Que pena.
Se estivermos ocupados ou envolvidos demais com nosso trabalho, dificilmente teremos tempo para pensar um pouco mais além dos nossos mesquinhos horizontes. Ficamos limitados àquelas circunstâncias, sem perceber tantas outras coisas.
Não se iluda tão facilmente com as coisas do mundo. Para atingir seus objetivos, será necessário silenciar. O silêncio lhe dará um enorme poder de concentração, pois muitas vezes a paz que tanto buscamos está no silêncio que nunca fazemos.
Foi um privilégio estar aqui mais uma vez.