"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Procurando viver

Eu sou o que sou, com os erros e os acertos. Os outros são o que escolheram ser. Ontem e bem antes disso eu fui o que fui e, apesar de tudo, o mundo é o que é. Sem ter a pretensão de julgar, tente conhecer os verdadeiros motivos dos outros, dentro dos limites relativos de cada um. Ficará bem mais fácil entender, aceitar e mudar tudo aquilo que pode ser mudado em mim, para que eu sirva de exemplo ao outro, ou para que melhor eu possa ajudá-lo. Quanto ao planeta, humanamente não poderemos mais desfazer os erros cometidos, mas podemos parar de piorar, passando a ter um pouco mais de vergonha de tanta coisa ruim e errada que fazemos na nossa própria morada.
Quanto a nós, se pararmos com as batalhas pessoais, pararmos com o velho sistema de culpas e medos, provavelmente sentiremos um pequeno alívio, pois estaremos iniciando todo um processo de mudanças internas que são sutis, imperceptíveis muitas vezes, mas que nos proporcionarão um desenvolvimento pessoal em um relativo espaço de tempo, dependendo do esforço de cada um.
O grande segredo é SABER FAZER, e fazer com coração, da melhor maneira que pudermos. Tudo pode ser quando se sabe fazer. Toda a ação vem de uma causa (lembra do que falei na semana passada?), e se você sabe ou souber causar, então algo pode ou poderá acontecer. Seja um bom aluno, aprenda mais sobre você, busque dentro de você as respostas que os outros te negam. Este não é o papel deles. Nunca foi e nunca será.
Reveja a coluna da semana passada e pense um pouco naquilo que foi escrito não apenas com o coração, mas com um pouquinho de conhecimento e muita sensibilidade sobre um campo tão vasto e tão miseravelmente explorado por nós.
Esquecendo tudo o que passou e partindo do conceito que estamos aqui para fazer acontecer algo que desde sempre chamamos de VIDA, não faz sentido algum deixarmos envelhecer dentro de nós coisas que são motivos de tanta desarmonia, tristeza, dor, angústia, mágoa, culpa, medo, ódio e rancor. EU POSSO, a partir de agora, começar a despertar condições favoráveis para que tudo isso mude, para o meu próprio bem e para o bem daqueles que comigo caminham. Isso é PERDÃO, TRANSMUTAÇÃO e EVOLUÇÃO.