"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Conhecendo-se (1)

Conhecer a si mesmo não é muito difícil. Você não precisa aprender quem você é, mas precisa, sim, desaprender algumas coisas.
Primeira etapa: você tem que desaprender a se preocupar com tudo e com todos. Isso não ajuda.
Segunda etapa: você tem que desaprender a se preocupar com os pensamentos “residentes”. São aqueles resistentes ao extremo.
A terceira etapa é uma conseqüência natural – basta observar. Qualquer lugar serve, o importante é começar a observar mais as coisas. Sentado, em silêncio, olhe uma árvore, por exemplo. Não pense e não se pergunte “Que tipo de árvore é essa?” – não julgue se é bonita ou feia, se está verde ou sem folhas. Não deixe que algum pensamento crie perturbações, apenas observe a árvore.
Você pode fazer este exercício em qualquer lugar, olhando qualquer coisa, apenas lembre-se que quando o pensamento vier, você deve colocá-lo de lado e continuar observando. No começo será chato, mas logo as pausas começarão a surgir: não haverá nenhum pensamento, mas você sentirá uma sensação de paz ou de alegria com esta simples técnica. Isso é uma meditação.
A árvore está lá, você está lá e entre os dois há um espaço vazio – sem pensamentos. De repente surge uma sensação boa, sem razão específica. Você aprendeu, então, o primeiro segredo.
Por ser mais simples, sugiro que você comece com um objeto. Você pode sentar-se em seu quarto e ficar olhando para uma fotografia – não pense, apenas olhe. Aos poucos, perceberá que há uma mesa ou algo assim. Você está lá, mas não há nenhum pensamento entre vocês dois. A sensação de paz, quietude, serenidade e simplicidade no pensar é imediata. É a sensação de contentamento que fica reprimida pelo excesso de pensamentos.
Comece com objetos e, quando tiver entrado no estágio de sintonia, ao sentir que os pensamentos desaparecem e os objetos permanecem, passe para a próxima fase, onde será exigido um maior grau de atenção e entrega. Será uma fase um pouco mais complicada, porque as coisas serão ainda mais simples, acredite.
Aproveite esta semana e treine a primeira parte da meditação. Na próxima coluna continuarei com este exercício.
Abraços e um bom final de semana.