"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Hábitos...

Segunda-feira, 18 de maio, 13:52h, um pouco de água se desprende do céu sob a forma de chuva, que tanta falta nos faz. É em tardes assim que penso um pouco mais nas coisas da vida. Tardes que, apesar de não terem o calor do sol e a alegria das cores, me trazem a sensação de outros tempos, outros lugares, outros momentos, quem sabe outras vidas, como se fosse uma regressão.
Acredito ser este um dos melhores cenários urbanos para escrever. Não faço a menor idéia de como estará o dia que vocês irão ler este texto. Um dia agitado, talvez? Quente ou frio? Não sei. Mas hoje, imerso neste quieto acinzentado, me atrevo a escrever sobre pequenos hábitos que incorporamos ao nosso cotidiano. Muitos de nós nem sequer param para pensar em algo que não esteja ligado de forma tão visível e objetiva ao dia-a-dia. Algo que habite o etérico, o invisível, o não perceptivo aos olhos destreinados. Isso não quer dizer que tais coisas não existam. Provas? Observe atentamente o universo. Nada é por acaso. Tudo é possível.
Caberiam aqui várias e várias situações que requerem de nós uma parada estratégica para repensarmos essa atual forma de condução das nossas vidas. Só tem uma coisa que não está fechando: Se a vida é de cada um, que direito eu tenho de propor qualquer coisa que seja, mesmo que em nome de uma qualidade de vida melhor?
Cada um de nós vive hoje um momento único, e dentro dessa caminhada, com todos os erros e acertos, iremos construir nossa jornada pessoal.
Mas convenhamos, é bom ter onde se apoiar de vez em quando, até mesmo para que se revitalizem todos os nossos objetivos e sonhos. Vivenciar é preciso. Partilhar é precioso.
Diante disso, repenso que o melhor é não forçar muito a dinâmica das coisas. Tire daqui apenas aquilo que servir para o seu “agora”. De tudo o que eu gostaria de escrever, selecionei dois exemplos bastante básicos, vividos diariamente por todos nós. Comuns demais, até. Inexpressivos diante de tantos outros. Leite integral e costela gorda. Alguma vez você parou para pensar que o leite integral é o alimento ideal para o filhote da vaca, e somente no período de amamentação? Alguém de sua família se encaixa nesse perfil? Temos ali uma excelente fonte de gorduras, pois fonte de cálcio nós encontramos nas verduras, nas folhas escuras, aliás, de onde aqueles animais retiram boa parte do cálcio de que precisam para si e para o processo de elaboração do leite. Ao que me consta, eles não bebem leite a vida toda. E quanto àquela costela de um branco-amarelado absurdo, precisamos mesmo da clássica manta de gordura animal, símbolo do bom e tradicional churrasco? E a saúde, fica como?
Se você deseja ter mais saúde, mais qualidade de vida, é bom repensar alguns pequenos e diários hábitos equivocados como estes, que foram apenas para iniciar, para então, depois de algum “treino”, chegar aos mais teimosos e difíceis de mudar.
Sei que existem muitos erros no modo como alimentamos a vida, na maneira como escolhemos aquilo que irá fazer parte de nós, mas sei, também, que todas as tentativas de se chegar diretamente aos que chamamos de “vilões” dos pensamentos, serão infrutíferas se não mudarmos antes aqueles pequenos hábitos que nos passam despercebidos, pois somos quase que “formatados” para não termos essa percepção sutil das coisas. Repense seus hábitos diariamente.