Acreditamos que o estresse é o maior problema da sociedade moderna. Os americanos acham que a tensão social é uma das principais causas dos problemas de saúde enfrentados por lá. Em parte eles estão certos, pois a alimentação e o exercício físico são igualmente importantes no equilíbrio das emoções. Uma boa alimentação em que se evita açúcar, farinha branca, excesso de carne vermelha (lembrando que também sou da fronteira), alguns tipos de alimentos congelados, e se consome grande variedade de alimentos naturais, ajuda a evitar o medo irracional e a raiva. Da mesma forma, a atividade física ajuda a estimular o mecanismo de equilíbrio do corpo e diminui a tendência de se aborrecer com coisas de pequena importância.
Existe, no entanto, razões para a indignação justificada. Há momentos em que a pessoa tem o direito (e a responsabilidade) de estar magoada ou ofendida, e de reivindicar seus direitos e exigir que o outro mude. Se isso não for possível, então procure se acalmar, fechando os olhos e relaxando, por mais difícil que isso possa parecer naquele momento. Procure equilibrar os sentimentos dentro de você. Tente, ao menos. Depois, se pergunte: Esse problema é tão grande assim que não posso tolerar ou aceitar de forma alguma? É vital que eu me livre dele? Se for, livre-se dele com um mínimo de alegria por ter sido capaz de tomar essa decisão tão inteligente e oportuna. Sua saúde agradecerá.
Se a separação do problema não lhe parecer necessária ou possível naquele momento, então se pergunte: Eu posso aceitar e perdoar realmente as limitações do outro, levando em consideração que vale a pena continuar o vínculo ou relacionamento? Se a resposta for afirmativa, então perdoe, mas de coração, para que sua raiva seja liberada.
O sentimento de culpa é outra reação ao medo. Sempre que ficamos com raiva suficiente para querer machucar alguém ou quando tememos não ter atingido nossas metas podemos nos sentir culpados. Evite isso fazendo sempre o melhor que você pode. O passado não pode ser mudado, mas reconheça que você está, neste momento, fazendo acontecer o seu futuro, ao mudar reações, atitudes e comportamento. Guarde isso.
A depressão é uma reação fortíssima ao medo na qual nos sentimos muito desvalorizados e tão amedrontados que “queremos morrer”.
A ansiedade é um medo não definido ou medo de um ou mais assuntos de menor importância. Nas terapias holísticas e vibracionais, e em especial na psicoterapia holística, levanta-se estas questões.
Seja patriota com você mesmo, pois o futuro desta e de outras nações dependerá de espíritos saudáveis e bem resolvidos.