"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

sábado, 31 de julho de 2010

Meditação Vipassana

Hoje o assunto é leve, quase etéreo, porém de uma importância muito grande para a nossa vida, nossa harmonia e bem-estar. O simples ato de fecharmos os olhos para o mundo externo não quer dizer que estamos recusando informações que nos chegam a todo instante, quer no âmbito pessoal ou familiar. Precisamos parar um pouco para nós mesmos, ou algo nos parará, e isso poderá ocorrer quando menos esperarmos. A impressão que teremos é que nem um sinal nos chegou alertando para isso. Ninguém nos avisou antecipadamente.
Antiga técnica budista de meditação, Vipassana (visão) começa com um processo de respiração controlada chamada anapana-sati (percepção da respiração). O controle da respiração através da anapana exerce um profundo poder para aquietar e concentrar a nossa mente.
Encontre um lugar calmo onde você não seja afetado por distrações. Sente-se com as costas retas, assumindo uma posição confortável com a cabeça, pescoço e coluna em linha reta. Feche os olhos para o mundo externo. Abra-os para dentro de você, para o seu universo interior.
Afastando-se do mundo exterior, a atividade mais proeminente de nosso mundo interior é a respiração. Preste atenção à respiração entrando e saindo pelas narinas. Mantenha sua atenção nesse movimento pelo maior período de tempo possível. Quando os pensamentos surgirem, simplesmente volte sua atenção à respiração.
Isto não é um exercício de respiração, mas sim de percepção, uma técnica para concentrar a mente. O objetivo não é controlar a respiração, mas simplesmente estar consciente dela, sentir como ela é naturalmente – densa ou suave, agitada ou calma, longa ou curta.
Embora pareça uma prática simples, entenda que “aquietar” a mente é uma das coisas mais desafiadoras no mundo. Desconforto, pressa, dor ou pensamentos inevitavelmente o distrairão. Assim que perceber que está distraído, simplesmente mova o foco novamente para a sensação da respiração entrando e saindo pelas narinas. Não reaja a uma possível perda de concentração nem se julgue incapaz, de modo algum. Caso não consiga manter a atenção por mais do que algumas respirações, simplesmente faça uma pausa e volte toda a sua atenção novamente para a sensação da respiração nas narinas. Anapana-sati requer prática repetida e contínua, além de muita paciência. Pode ser praticada com bons resultados por anos ou até mesmo a vida inteira, resultando em um continuado processo de purificação da mente. Deve ser praticada por dez a quinze minutos, todos os dias.
Foi muito bom ter estado com você.