"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

sexta-feira, 5 de março de 2010

Corpo saudável

Diferente do corpo “sarado”, o corpo saudável é a manifestação inteligente da saúde.
Com esta frase, quero fazer com que você veja a maneira como está tratando do seu corpo, de um modo geral, sem “invadir o campo” dos porquês.
Entrar ou estar em contato com o corpo requer uma maior sensibilidade. Algumas pessoas só percebem o corpo ou parte deste quando algo não vai bem. Surge uma dor de cabeça, então você sente o desconforto, indo direto para o analgésico, sem investigar o que está acontecendo. E mesmo que questione, talvez a resposta não venha assim de maneira tão direta e clara, pois você não está acostumado a isso, a dialogar consigo mesmo.
Mas existe quem faça isso? Sim, existe. Talvez você ainda não conheça alguém. Tantas coisas nós desconhecemos. Tantas coisas deixamos de ver.
Nossa vida é meia vida. Nossa felicidade mora na casa ao lado. Nossa paz, perdemos em alguma esquina. Somos o que disso tudo restou. Acredito que ainda é possível tentar resgatar essa essência profunda, que nos pede para sermos melhores do que hoje somos. Dê uma olhada em volta e veja o que fizemos e ainda estamos fazendo com a nossa casa, o planeta em que moramos. Humanamente já é impossível reverter tudo isso. Pois bem, ainda não satisfeitos, partimos rumo à autodestruição.
Mais do que nunca, precisamos nos observar, ficar atentos ao modo como estamos vivendo.
Check-up periódico em consultórios médicos é uma coisa, diálogo interior é outra, muito diferente, por sinal. Não há como comparar. Um leva ao tratamento da possível patologia. O outro busca a origem, o evento causador da desarmonia física.
Quando tudo está bem, você permanece alheio ao estado geral interno do corpo. Quando os sinais aparecem, seu contato, então, já não é com o corpo, mas sim com o sintoma ou doença, enfim, com algo que deu errado. A sensação de bem estar já não está mais presente.
Perdemos quase que totalmente a capacidade de manter contato e interagir com o nosso corpo quando estamos bem. Despertamos para este estado apenas na emergência. Se algo deu errado, então precisa ser resolvido. È preciso comprar um remédio. É preciso “tapar o sol com a peneira”.
Mais uma vez, foi um privilégio estar aqui.