"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos ofuscados." .................................Albert Einstein

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Repensando o que somos

Este é um roteiro básico com perguntas que devemos nos fazer em certos momentos da vida.
É fundamental fazer um autoinventário honesto do modo como vamos traçando o nosso roteiro.
Relacionei apenas alguns pontos, mas sei que você deve ter outros tantos para acrescentar.

01 – Sou excessivamente temperamental?
02 – Sou egoísta, ciumento ou possessivo?
03 – Meu jeito de falar é grosseiro?
04 – Tenho falta de autoconfiança?
05 – Tenho falta de autoestima?
06 – Sou uma pessoa vingativa?
07 – Sou uma pessoa submissa?
08 – Até que ponto sou humilde?
09 – Aceito o outro como ele é?
10 – Como anda minha fé?
11 – Sou muito ansioso?
12 – Sou muito resmungão?
13 – Estou satisfeito com o meu trabalho?
14 – Trabalho com honestidade?
15 – Guardo sentimentos de culpa?
16 – Guardo sentimentos de raiva ou ódio?
17 – Estou indo rumo à autodestruição?
18 – Estou bebendo mais do que devo?
19 – Me alimento exageradamente?
20 – Exercito-me o suficiente?
21 – Estou crescendo intelectualmente?
22 – Estou evoluindo espiritualmente?
23 – Aproveito o tempo com meus filhos?
24 – Qual o tempo que eu reservo para mim?
25 – Em que nível está a minha ambição?
26 – Estagnei em minha vida ou carreira?
27 – Tenho medo dos outros?
28 – Tenho atitudes amigáveis?
29 – Sei que ainda tenho muito para aprender?
30 – Leio o suficiente?
31 – Confio em mim mesmo?
32 – Ofereço ajuda para o meu irmão?
33 – Quanto eu sou capaz de perdoar?

Tudo o que foi mencionado na lista acima pode ser corrigido, desde que você deseje muito fazê-lo. Lembre-se de que a atitude que tem para com você mesmo determina sua atitude em relação ao outro.
Foi uma honra compartilhar mais uma vez este espaço com vocês, leitores do Tribuna. Abraços.